Monday, November 17, 2008

Consumo de óleo – 2ª Parte

Se você não leu ainda a 1ª parte do Consumo de óleo em Doutor em motores clique aqui.

Locais de Vazamento de óleo

O óleo pode valar através de uma junta ou de uma conexão metálica, dentro do circuito de óleo que não forme uma perfeita vedação.

A presença de óleo na carcaça da embreagem, em volta do Carter, na bomba de combustível, nas beiradas das tampas de válvulas, nos condutores externos de óleo, no alojamento do eixo do distribuidor, ou junto ao filtro de óleo, geralmente indica vazamentos próximos a esses pontos que podem ser vistos na figura abaixo.



Locais para serem examinados quando a vazamentos externos.

Vazamentos Internos

Além dos vazamentos externos, um motor poderá estar consumindo óleo pela própria penetração (e queima) desse óleo na câmara de combustão por seis vias:

1 – Devido a um defeito na válvula de ventilação do carter.
2 – Devido a entupimento do tubo de ventilação do Carter.
3 – Através de vazamentos pelos retentores do superalimentador em motores diesel.
4 – Através de vazamentos na junta da tampa de válvulas (motores 352)
5 – Através das guias de válvulas.
6 – Através dos pistões e anéis.

Uma prova de fumaça mostrará se o óleo esta sendo desperdiçado através de uma ou mais dessas seis vias. Felizmente, todas as seis vias de vazamento dificilmente se apresentarão simultaneamente num só motor.

Exame da fumaça

A fumaça cinza-azulada que sai do escapamento indica que o óleo esta entrando nas câmaras de combustão e queimando-se aí na tubulação de escapamento. Pode-se fazer um exame de fumaça para determinar se o óleo esta sendo consumido dessa forma.
Fumaça cinza-azulada

Como proceder ao exame da fumaça:
1 – Aqueça o motor.
2 – Deixe funcionar em marcha lenta durante três a cinco minutos. Acelere, então, rapidamente e verifique a fumaça que sai do escapamento. Repita se for necessário.

Fumaça cinza-azulada, indica queima de óleo, como foi dito anteriormente.

Não confunda fumaça preta que é sinal de mistura rica ou com fumaça branca que é condensação de vapor. Outro ponto a se observar é que durante a desaceleração ocorre um forte vácuo na tubulação de admissão e nos cilindros. Nesses condições, alguns motores expelem alguma quantidade de fumaça cinza-azulada, sem que haja consumo excessivo de óleo.Fumaça preta.

Fumaça branca.

É extremamente importante, portanto, para se fazer um diagnóstico correto, que o volume de fumaça seja cuidadosamente verificado. Uma nuvem densa de fumaça cinza azulada é sinal positivo de que há um excesso de óleo queimando nas câmaras de combustão.

Um teste de estrada proporcionará provas mais positivas quando o diagnostico acima for duvidoso ou ambíguo. Então faça o seguinte:
- Dirija o carro a uma velocidade regular de 60 km/h. em seguida tire o pé do acelerador e deixe o carro continuar pólo impulso. Observando se há escapamento de fumaça cinza-azulada durante a desaceleração.
- Quando atingir 30 km/h, pise novamente no acelerador. Ao mesmo tempo observe se o escapamento solta uma grande baforada de fumaça cinza-azulada.

Procedendo desta forma você poderá afirmar com segurança se um motor esta queimando óleo ou não.

Clicando aqui você pode ler a 3ª parte

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